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O sono acelera a recuperação muscular, deixando o corpo “pronto” para o próximo treino. Se essa recuperação não ocorrer, o próximo treino pode ter a sua intensidade prejudicada

Portanto, o sono tem um papel fundamental na regulação de alguns hormônios, os quais vão ajudar na sua recuperação. Sem falar que o sono adequado ajuda no sistema imunológico do atleta (evita infecções) e controla alguns hormônios relacionados a fome e saciedade (evitando muito ganho ou perda de peso).

Estudo feito em 2011 (Mah et al, 2011) com jogadores de basketball da universidade de Stanford demonstra isso na prática.
Os 11 jogadores do time de basquete participaram da pesquisa.

Intervenção: durante 2-4 semanas o sono habitual dos atletas foi monitorado. Após isso, durante semanas 5-7 os atletas tiveram seu sono estendido em período mínimo de 10h por dia.

As medidas específicas de desempenho atlético do basquete foram feitas antes e depois da intervenção, desde precisão e até sprint. Também, foram medidos o humor e sonolência diurna por meio de técnicas padronizadas.

Resultados da extensão do tempo de sono: 🏃Sprint mais rápido

🏀 Precisão do tiro melhorou em 9% e tiro de 3 pontos em 9,2%

⛹️ Relatos de melhor bem-estar (isso é subjetivo)

Conclusão do estudo: sono ideal está co-relacionado com melhora na performance atlética em atletas de basquete. (Estudos voltados a exercício anaeróbio são menos explorados nesse tema)

Texto com base no @drlucaspiacenti @lincoln.almeida